sábado, 17 de novembro de 2007

ARQUITETURA E URBANISMO

A Arquitetura é uma carreira que oferece um grande leque de oportunidades e áreas de atuação, tendo segmentos nas áreas de urbanismo e paisagismo. O profissional desta área pode atuar como autônomo, free lancer , empregado em escritórios de arquitetura ou ainda como funcionário público.
Entre as funções de um arquiteto podemos citar a elaboração de projetos de prédios, residências, estabelecimentos comerciais e industriais, e outras obras como pontes e viadutos, levando em conta a estética, a funcionalidade, a segurança, os custos e as necessidades do usuário, a atuação em reformas, arquitetura de interiores, desenho industrial e design gráfico.
Na área urbanística, esse profissional é responsável pelo planejamento do uso do solo - traçado de ruas, infra-estrutura urbana, transportes, saneamento, conjuntos habitacionais, poluição e preservação de bairros ou núcleos históricos - servindo de base para decisões das prefeituras ou governos estaduais.
No Paisagismo, a área de atuação gira em torno do planejamento de espaços públicos, como parques e praças, ou particulares, como jardins residenciais. Nesse caso, o paisagista se envolve com o trabalho de criação e de manutenção.
Uma das áreas que se revelam promissoras na atualidade é a de arquitetura de interiores. Isso porque as grandes redes de bancos, agências de telefonia e outras empresas solicitam muito o serviço do arquiteto nessa área a fim de manter uma identidade visual, uniformizando o estilo, as cores e o material empregado além de racionalizar a ocupação dos edifícios e estabelecimentos.
A área da arquitetura que se liga à utilização de novas tecnologias visando ao maior conforto da humanidade também se revela muito promissora. A solicitação de projetos de residências em que quase tudo é computadorizado (luzes acendem e apagam automaticamente, eletrodomésticos são ligados em um sistema central, etc.) tem aumentado consideravelmente. Já a mão-de-obra especializada neste segmento está à beira de não atender à crescente demanda. Portanto, o profissional que optar por uma especialização nesse segmento, pode ter ótimas oportunidades pela frente.
Entre as características pessoais que um arquiteto deve ter podemos citar capacidade de comunicação, criatividade, habilidade manual e para o desenho, senso estético, espírito inovador, senso prático entre outras.

2 comentários:

Fernando disse...

Eu tenho a impressão de ja ter visto esse texto em algum lugar, mas não tão colorido assim ^^
Realmente temos uma infinidade de opções para seguir, mas hoje em dia o bom profissional é aquele que é flexivel, no final a gente vira noites e tem que ser de tudo um poquinho, é isso arquitetura =P
estão prontos???

Nosso Futuro! disse...

pois é...isso deve-se ao fato deste primeiro texto ser mais uma apresentação da profissão, uma definição já comentada, entende??? os próximos textos vão ser originais, prometo, mas realmente faltou falar das noites em claro que temos que passar!!!kkkkkkkkk